o humor e as notícias mais sacanas da web
Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Clique na imagem e veja alguns tipos de acometimentos mentais

Os transtornos mentais acometem, em algum momento da vida, ao menos 20% da população mundial. No Brasil, os cuidados com a saúde mental no sistema público sofreram uma reforma que começou há quase 20 anos e que procura evitar as internações em hospitais psiquiátricos, criando mecanismos de diagnóstico e tratamento mais amplos, com equipes multidisciplinares. Um dos exemplos da mudança é a criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS, implantados no Brasil em 1986 e que hoje já somam 1.620 em todo o país.

As doenças psiquiátricas mais comuns na população são a depressão e os transtornos de ansiedade. Os transtornos ansiosos são: pânico, com incidência de 3,5% na população; e o transtorno de ansiedade generalizada, com 3,4%. A esquizofrenia é uma doença considerada rara, que afeta 1% da população.


Há duas linhas complementares de tratamento para os transtornos mentais comuns: o farmacológico, com remédios, e o psicoterapeutico, com diferentes tipos de terapia. Para a depressão e ansiedade geralmente são ministrados antidepressivos, que variam de acordo com a natureza do caso.


A reforma do sistema psiquiátrico brasileiro criou os CAPS e tenta ainda minimizar as internações psiquiátricas. A ideia é que a hospitalização seja realizada apenas em casos graves, ao contrário do que ocorria antes, quando os manicômios eram uma das poucas opções para quem sofria de doenças mentais.


No município de Caraúbas, o CAPS está aberto, de segunda a sexta, nos turnos da manhã e tarde, na Rua Benvenuto Simões, centro,  oferecendo serviços de Psicólogo, Psiquiatra, Psicopedagoga, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Assistência Social.


Secretaria Municipal de Saúde de Caraúbas

publicado por Assi Sales às 03:30

linkwithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...